Com o período em que a economia está, o desemprego é algo “comum” e muitas pessoas estão perdendo seu trabalho e isso gera o desanimo e a preguiça, pois acaba-se entrando em um ciclo vicioso de acordar + mandar currículos + dormir, pensando nisso criamos (inspirados no post do blog Vida Organizada), uma listinha das 5 Coisas para fazer enquanto está desempregado e dar um Up em sua vida pessoal e profissional.

1 – Arrumar a casa (tirar a tralha)

Depois do susto da demissão, o melhor a fazer é se organizar e nada melhor que começar pela organização da sua casa, que tal arrumar aquele canto da bagunça que antes você não tinha tempo? Tire o dia para essas tarefas, tire tudo do seu guarda-roupas e separe o que realmente é necessário do que você não vai mais usar.

Dica para as roupas, se você tiver se planejado financeiramente, legal doe as roupas a quem precisa, mas se não, leve a um brechó ou faça uma venda com as amigas para ter um dinheirinho.

A casa arrumada (destralhada) vai te trazer boas energias e vai te ajudar a viver apenas com o essencial e isso vai te dar uma visão diferente da vida e de como gastamos dinheiro com coisas desnecessárias.

2 – Estude Algo

Está de bobeira que tal aprender algo novo? Sim aproveite para aprender inglês, francês ou espanhol, ou melhor quem sabe aprender algo novo e que lhe traga chances de mudar de carreira, a internet está aí você pode aprender muita coisa sem gastar nadinha apenas o seu tempo. Opte por aprender algo que você goste e que lhe traga alguma renda no futuro.

Dica: Já pensou em aprender crochê? Hoje em dia as pessoas estão dando muito valor para peças feitas a mão, aprenda e veja que isso lhe trará algo de bom! (A vida é um eterno aprendizado).

3 – Faça trabalho voluntário

Ajudar alguém nos trás paz de espirito sensação de que somos úteis, e isso mexe com a nossa mente e faz com que você veja a vida com outros olhos, as vezes achamos que tudo está dando errado, mas ao ver e ajudar pessoas que precisam mais que a gente nos faz enxergar que os nossos problemas são um pontinho perto das frases dos outros.

Dica²: Além de você ajudar alguém, terá a chance de conhecer outras pessoas e isso gera Networking que poderá lhe ajudar a encontrar um emprego.

4 – Networking

Primeiro não tenha vergonha em falar que está desempregado, isso faz com que as pessoas saibam da sua necessidade de encontrar um novo emprego e quando ficam sabendo de alguma vaga lembraram de você e te indicaram.

Networking nada mais é que falar, discutir e conversar, veja o seu ciclo de amigos, convide-os para um bate-papo, mas não comece pedindo emprego (pois ficará muito feio, afinal você só chamou ele por causa de emprego), converse sobre a família, estudo, politica, qualquer coisa, torne a conversa agradável depois toque no assunto de emprego.

No tópico 3 falei do trabalho voluntário e conhecer pessoas, isso te ajudará com o Networking, você precisa estar sempre renovando seu ciclo de “amizades” assim será mais fácil encontrar um emprego bom.

5 – Empreender

Sabe fazer cupcakes? Bolos caseiros? É bom com ilustração? Sim aproveite o seu “dom” e torne isso um trabalho, afinal quem não quer ser seu próprio chefe né?

Hoje em dia o modo fácil da vida é empreender (claro terá alguns obstáculos), mas as pessoas, consumidoras, estão dando valor para as coisas feitas a mão, com carinho. Lá no tópico 2 falei em estudar algo e dei a dica do crochê, se você não tem um dom crie-o e faça disto uma renda, aproveita o tempo e se dedique a empreender.

As oportunidades estão aí, basta você se dedicar e buscar, mas não esqueça nada é por acaso se você foi demitido não é porque você é ruim, mas sim porque é hora de buscar algo novo e esse é o momento.

Aproveite esse tempo e dedique-se a ser o melhor, não apenas ser o fulano, mas seja o melhor fulano em tal coisa.

Espero que tenha gostado das dicas e que lhe ajude caso esteja precisando, se não está passe a alguém que precise de uma forcinha.

Joseana Mar

"Exploradora de galaxias, ciclista de Monark pelos planetas do universo nas horas vagas, escritora de textos estrelares, leitora de livros pela metade, administradora da lua por graduação, aprendiz de design de interiores, não dispensa um bom chimarrão em uma tarde de domingo."

More Posts - Website

Follow Me:
FacebookPinterest

10 thoughts on “5 coisas para fazer enquanto está desempregado”

  1. que dicas maravilhosas!
    As vezes ficamos tão na aflição por um emprego, que não reparamos do quanto coisa a gente poderia botar em ordem, ou até mesmo começar um negócio próprio né?
    Ótimo post!
    Beeeijos!

  2. Eu não quero nem pensar em ficar desempregada de novo kkkkk mas, se isso acontecer, quero usar o tempo livre pra me qualificar para um novo emprego, fazer coisas úteis… nada de ficar assistindo série na Netflix hahaha

    1. kkkkk, estou desempregada vai fazer dois meses e é bem isso fazer coisas úteis, comecei um curso técnico de Design Gráfico, agora começo outra faculdade para aprender a parte de programação e assim vai, não podemos nos afundar no cobertor, pizza, refri e netflix (as vezes é bom kkk).
      bjs

    1. Sabe June tenho o mesmo problema que você, sou muito tímida e isso anda me prejudicando muito em relação ao Networking, mas estou tentando me doutrinar e uma coisa que anda me ajudando é fazer coisas que saíam da minha zona de conforto, esses dias mandei um email para uma conhecida do FB, pedindo estagio e foi totalmente diferente do que achava, foi ótimo 🙂

  3. Que post bom! Super útil e muito propício para o tempo que estamos vivendo. Infelizmente a onda do desemprego ta aí, mas é bom encontrar dicas assim para ajudar. Aliás, essas dicas não ajuda só que está desempregado mas também quem pensa em mudar de emprego ou que precisa organizar melhor o tempo e aproveitar mais. Eu confesso que preciso gastar menos tempo na vida social e investir em aprender algo novo, ajudar alguém, essas coisas. Valeu mesmo pelas dicas!
    Parabéns pelo post!
    Beijos!
    Tamara
    tamaravilhosamente.blogspot.com.br

    1. Quando escrevi esse post ainda estava trabalhando e hoje quando leio vejo o quanto é importante se organizar, pois quando decidi sair da empresa onde trabalhava comecei a me organizar para poder dar esse passo e isso levou mais ou menos 1 ano até conseguir me planejar, organizar e finalmente sair e foi esse post que me ajudou muito!
      E fico muito feliz em poder ajudar você :).

      Beijos Josi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *